Neste terceiro artigo dedicado ao mundo NRBQ abordamos a componente nuclear e radiológica. Este tema tem ligação ao artigo “Matérias Radioativas“, a classe 7 do livro laranja das Nações Unidas, onde foram abordadas as unidades de medida e principios de intervenção para os agentes de proteção civil (APC).
DEFINIçÕES
Fissão vs Fusão

Fusão: Junção de dois ou mais átomos origina um único núcleo atómico. O material é totalmente consumido, produzindo pouca quantidade de radiação.
Fissão: Libertação de neutrões provocam a fissão de mais átomos (reacção em cadeia) O material não é totalmente consumido, sendo espalhado pela zona da detonação.
Radiação ionizante vs Radiação não ionizante

Radiação ionizante: A radiação ionizante, pela sua elevada energia, é capaz de penetrar na matéria, ionizar os átomos, romper ligações químicas e causar danos nos tecidos biológicos.
Radiação não ionizante: A radiação não-ionizante caracteriza-se pelo facto de não transportar energia suficiente que permita quebrar as ligações entre partículas dos átomos, ou seja, não tem a capacidade de produzir ionização.
DISPOSITIVOS NUC/RAD
Arma Nuclear
Montagem completa, na sua configuração de uso, que após a completa sequência de armar, armar da espoleta e disparo é capaz de produzir uma reacção nuclear e libertar energia.
O grau dos danos e a extensão dos perigos dos efeitos das armas depende do modelo, potência, altitude da detonação, distância ao ponto zero, condições meteorológicas e vulnerabilidade do alvo.
Os efeitos característicos de uma arma nuclear são:
- Radiação térmica (flash/calor),
- Bola de fogo,
- Onda de sopro (fase positiva e negativa),
- Onda de choque,
- Fenómenos electromagnéticos,
- Radiação nuclear,
- Nuvem radioativa (fallout/rainout/washout).
Radiological Dispersal Device (RDD)
Também conhecidos por “dirty bombs” (bombas sujas), estes dispositivos são uma mistura de explosivos com material radioativo. A explosão espalha o material radioativo na área ao redor.

Radiological Exposure Device (RED)
Material radioativo, ou um objeto contendo material radioativo, utilizado para expor as pessoas à radiação sem o seu conhecimento..

NUC/RAD e os apc
Como referido no artigo das Matérias Radioativas os APC têm, através da ANEPC, uma excelente ferramenta para emergências radiológicas: o Manual de Intervenção em Emergências Radiológicas!
Ao abordar um teatro de operações com presença de radioatividade deve ter-se sempre em mente o principio ALARA e a sua conjugação com tempo, distância e blindagem.
intervir.pt | tome parte.
[…] Dia 01 | Ameaça Radiológica […]