NRBQ: Nuclear e Radiológico

Neste terceiro artigo dedicado ao mundo NRBQ abordamos a componente nuclear e radiológica. Este tema tem ligação ao artigo “Matérias Radioativas“, a classe 7 do livro laranja das Nações Unidas, onde foram abordadas as unidades de medida e principios de intervenção para os agentes de proteção civil (APC).

DEFINIçÕES

Fissão vs Fusão
Fusão VS Fissão.

Fusão: Junção de dois ou mais átomos origina um único núcleo atómico. O material é totalmente consumido, produzindo pouca quantidade de radiação.

Fissão: Libertação de neutrões provocam a fissão de mais átomos (reacção em cadeia) O material não é totalmente consumido, sendo espalhado pela zona da detonação.

Radiação ionizante vs Radiação não ionizante

Radiação ionizante: A radiação ionizante, pela sua elevada energia, é capaz de penetrar na matéria, ionizar os átomos, romper ligações químicas e causar danos nos tecidos biológicos.

Radiação não ionizante: A radiação não-ionizante caracteriza-se pelo facto de não transportar energia suficiente que permita quebrar as ligações entre partículas dos átomos, ou seja, não tem a capacidade de produzir ionização.

DISPOSITIVOS NUC/RAD

Arma Nuclear

Montagem completa, na sua configuração de uso, que após a completa sequência de armar, armar da espoleta e disparo é capaz de produzir uma reacção nuclear e libertar energia.

O grau dos danos e a extensão dos perigos dos efeitos das armas depende do modelo, potência, altitude da detonação, distância ao ponto zero, condições meteorológicas e vulnerabilidade do alvo.

Os efeitos característicos de uma arma nuclear são:

  • Radiação térmica (flash/calor),
  • Bola de fogo,
  • Onda de sopro (fase positiva e negativa),
  • Onda de choque,
  • Fenómenos electromagnéticos,
  • Radiação nuclear,
  • Nuvem radioativa (fallout/rainout/washout).
Radiological Dispersal Device (RDD)

Também conhecidos por “dirty bombs” (bombas sujas), estes dispositivos são uma mistura de explosivos com material radioativo. A explosão espalha o material radioativo na área ao redor.

Radiological Exposure Device (RED)

Material radioativo, ou um objeto contendo material radioativo, utilizado para expor as pessoas à radiação sem o seu conhecimento..

NUC/RAD e os apc

Como referido no artigo das Matérias Radioativas os APC têm, através da ANEPC, uma excelente ferramenta para emergências radiológicas: o Manual de Intervenção em Emergências Radiológicas!

Ao abordar um teatro de operações com presença de radioatividade deve ter-se sempre em mente o principio ALARA e a sua conjugação com tempo, distância e blindagem.

intervir.pt | tome parte.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s