Gases

Virando a página dos explosivos, e seguindo as classes do livro laranja das Nações Unidas, chegamos aos gases. Sendo que esta classe se divide em 3, de início iremos abordar as suas características de forma genérica, expondo de seguida as diferenças das 3 sub-divisões.

Para efeitos de enquadramento neste artigo considera-se que um gás é uma matéria que a 50ºC tem uma pressão de vapor superior a 300kPa (3 bar) ou é completamente gasoso a 20ºC à pressão normal de 101,3 kPa.

É importante ainda ter presente a noção de temperatura crítica. Uma substância na fase gasosa, com temperatura superior à temperatura crítica, mantém-se na fase gasosa qualquer que seja a pressão à que ela esteja submetida.

Gráfico simplificado que demonstra a temperatura crítica (ponto “C”)

Aplicando os conceito anteriores aos gases admitidos a transporte chegamos às seguintes definições:

Gás comprimido: um gás que, quando embalado sob pressão para o transporte, é totalmente gasoso a -50ºC; esta categoria abrange todos os gases que tenham uma temperatura crítica inferior ou igual a -50ºC.

Gás liquefeito: um gás que, quando embalado sob pressão para transporte, é parcialmente líquido a temperaturas superiores a -50ºC.

Gás liquefeito a alta pressão: um gás com uma temperatura crítica superior a -50ºC e inferior ou igual a 65ºC.

Gás liquefeito a baixa pressão: um gás com uma temperatura crítica superior a 65ºC.

Gás liquefeito refrigerado: um gás que, quando embalado para transporte, se encontra parcialmente líquido devido à sua baixa temperatura.

Gás dissolvido: um gás que, quando transportado sob pressão para transporte, é dissolvido num solvente em fase líquida.

Gás adsorvido: um gás que, quando embalado para transporte é adsorvido num material poroso sólido resultando num recipiente de pressão interna inferior a 101,3 kPa a 20ºC e inferior a 300 kPa a 50ºC.

Grupos de gases

A – Asfixiante: gases não comburentes, não inflamáveis, não tóxicos e que diluem ou substituem o oxigénio normalmente presente na atmosfera;

O – Comburente: gases que podem causar ou favorecer, mais do que o ar, a combustão de outras matérias;

F – Inflamável: gases que, a uma temperatura de 20ºC e uma pressão de 101,3 kPa, são inflamáveis em mistura a 13% no máximo com o ar, ou têm uma faixa de inflamabilidade com o ar de, pelo menos, 12% qualquer que seja o seu limite inferior de inflamabilidade;

T – Tóxico: gases que são conhecidos por representarem um perigo para a saúde humana e/ou apresentam uma LC50 (concentração letal para 50% dos indivíduos expostos) inferior ou igual a 5000ppm.

TC – Tóxico e corrosivo,

TO – Tóxico e comburente,

TFC – Tóxico, inflamável e corrosivo,

TOC – Tóxico, comburente e corrosivo.

SINALIZAÇÃO DA CLASSE 2 [ADR]

Classe 2.1 – Gases inflamáveis. São os gases do grupo F.

Classe 2.2 – Gases não inflamáveis não tóxicos. Correspondem a gases dos grupos A ou O.

Classe 2.3 – Gases tóxicos. Correspondem a gases dos grupos T, TF, TC, TO, TFC ou TOC.

Nota: Quando um gás apresente características que o associem a mais do que uma das anteriores classes deve-se aplicar a seguinte precedência: classe 2.3 / classe 2.1 / classe 2.2.

PictogramaS ghs


Uma vez que os gases podem apresentar várias propriedades além do seu estado físico, no sistema harmonizado GHS as substâncias podem apresentar vários pictogramas isolados ou conjugados.


A classe dedicada aos gases é mais complexa do que poderá parecer, além das suas propriedades inflamáveis, comburentes, tóxicas, corrosivas e asfixiantes deve-se considerar a relação entre o tipo de transporte e perigos adicionais (os gases liquefeitos, transportados a temperaturas negativas, por exemplo).

Além do apresentado neste artigo deve-se ainda contar com os cilindros de gases sobre pressão para uso industrial/medicinal e doméstico. O artigo sobre veículos movidos a gás natural também apresenta mais algumas características a ter em consideração.

intervir.pt | tome parte.


One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s