Em prédios com menos de 28 metros podem ser encontrados cilindros de gás para uso doméstico, vulgarmente denominados botijas de gás. Os tipos de gás de uso uso doméstico são o Butano e o Propano.
Estes gases de petróleo liquefeito (GPL) são altamente inflamáveis, incolores e inodoros, sendo que para identificar fugas de gás lhes é adicionado uma substância da familia dos mercaptanos. Este aditivo, à base de enxofre, tem um odor bastante desagradável que identificamos como “cheiro a gás”.
Ambos os gases partilham o mesmo número ONU UN 1965 e têm o nome comercial o HIDROCARBONETOS GASOSOS EM MISTURA LIQUEFEITA, N.S.A. / HYDROCARBON GAS MIXTURE, LIQUEFIED, N.O.S.
Tipos de botijas
Por norma, cada marca comercializadora de gás em botija aplica o seu próprio design, cores, e até diferentes tipos de realce na rotulagem.
Validade da mangueira redutor-equipamento
Os números indicam a validade da mangueira, entre outros. De facto, as mangueiras utilizadas como conectores maleáveis, no início ou na parte final da instalação de gás, apresentam uma validade e devem ser substituídas perto do final desta data. Este conector não pode ter mais de 1,5 metros de comprimento.

Transporte rodoviário de botijas de gás doméstico
A lei prevê que o consumidor final possa transportar na sua viatura até duas garrafas de gás (cheias ou vazias) para consumo e utilização.
Rotulagem de botijas de gás
A rotulagem destas botijas deve cumprir o previsto para os casos especiais da comunicação de risco do sistema harmonizado (GHS).