Os gases especiais e industriais são substâncias extremamente versáteis. No entanto, qualquer pessoa que os use, deverá manuseá-los de acordo com os procedimentos de segurança aplicáveis, se possuir os conhecimentos certos no que diz respeito às propriedades dos gases e aos procedimentos de manuseamento em segurança, pode eliminar (virtualmente) os riscos.
Tipos de cilindros
Os cilindros (ou “garrafas”) de armazenamento e transporte de gases podem ser do tipo individual, variando em capacidade de produto armazenado e “fisionomia”, ou do tipo “pack“, onde um conjunto de cilindros do mesmo produto funcionam em bateria.


Partes de cilindros
Por norma, um cilindro, divide-se da seguinte forma:

PERIGOS DOS CILINDROS
Os cilindros usados para armazenar e transportar gases apresentam vários perigos, dos quais se destacam os seguintes:
“Fisionomia” (Tamanho, forma e peso)
Os cilindros são normalmente pesados e relativamente instáveis devido à relação altura versus diâmetro da base. Existem cilindros a pesar acima dos 100kg (quando cheios) e, por serem altos e “finos”, podem ser facilmente derrubados.
Pressurização
Qualquer libertação superior à pressão atmosférica pode ferir pessoas e causar danos nas imediações. A pressão pode ser libertada por:
- Abertura acidental da válvula durante transporte ou manuseamento,
- Abertura propositada da válvula,
- Danos na válvula por queda ou impacto,
- Aquecimento do cilindro,
- Válvula com fuga,
- Ativação de sistemas de segurança (alivio de pressão),
- Falha da integridade do cilindro (ex: corrosão).
Produto armazenado
Cada gás armazenado apresenta um perigo diferente, por norma os produtos poderão ser: inflamáveis, oxidantes, inertes ou tóxicos e corrosivos. Deve-se recorrer à ficha de dados de segurança para obter mais informações.
CÓDIGO DE CORES PARA CILINDROS
Para facilitar a distinção dos cilindros pelo produto armazenado, a NP-EN1089-3 regula a cor da ogiva de acordo com os perigos do produto armazenado, e a ISO32 estabelece a cor branca para o corpo de todos os cilindros contendo gases medicinais.
- Gases industriais: o corpo do cilindro deve ser de cor cinzenta, ou da cor da substância armazenada, mas nunca de cor branca.
- Gases medicinais: o corpo do cilindro deve ser sempre de cor branca (RAL 9010).
- Código de Cores:
- Cores da ogiva (topo do cilindro):
- Amarelo (RAL 1018): Gases tóxicos e/ou corrosivos,
- Vermelho (RAL 3000): Gases inflamáveis,
- Azul claro (RAL 5012): Gases oxidantes,
- Verde (RAL 6018): Gases inertes.
- Substâncias especificas:
- Verde escuro (RAL 6001): Árgon (Ar),
- Castanho (RAL 8008): Hélio (He),
- Cinzento (RAL 7037): Dióxido de Carbono (CO2),
- Preto (RAL 9005): Azoto (N),
- Branco (RAL 9010): Oxigénio (O2),
- Vermelho escuro (RAL 3009): Acetileno (C2H2),
- Azul (RAL 5010): Protóxido de Azoto (N2O).
- Cores da ogiva (topo do cilindro):
- Codificação da cor:
- Os cilindros que contêm misturas de gases devem apresentar uma marcação de cor representativa dos gases presentes.

Cilindros concebidos para remoção da substância no estado líquido têm, no seu interior, um “tubo de pesca” (dip tube) que torna essa operação possível. Estes cilindros estão marcados com uma lista ao longo do corpo.

ROTULAGEM DE CILINDROS
A rotulagem de cilindros deve cumprir o previsto para os casos especiais da comunicação de risco do sistema harmonizado (GHS).

BOAS PRÁTICAS
Um dos objetivos desta plataforma é a difusão de boas práticas para um convívio seguro com as matérias perigosas. Assim, aconselha-se uma leitura atenta da secção “conselhos de segurança” e das boas práticas para o armazenamento e transporte dos cilindros no sítio on-line da empresa Linde.



Os cilindros de gases para uso medicinal ou industrial não se encontram apenas em áreas de armazenamento, diariamente convivemos com eles nas nossas estradas e a probabilidade de um acidente rodoviário (ou outro) envolver este tipo de matérias perigosas é real. Assim, é extremamente importante conseguir reconhecer, de uma distância segura, a substância presente e agir de forma segura e eficiente.
intervir.pt | tome parte.