
No meio aeronáutico existem dois grupos de combustível: os derivados das gasolinas: Aviation Gasoline (AVGAS), e os que derivam do querosene: Jet Fuel (JET). Em Portugal, os combustíveis mais usados na aviação são o AVGAS 100LL (100 octanas com baixo teor de tetraetilo de chumbo – low lead) e o JET A-1.
Não sendo este espaço dedicado às propriedades dos combustíveis, mas sim à forma como se podem distinguir na sua sinalização, pode sempre consultar as fichas de dados de segurança das substâncias: AVGAS 100LL (BP 2018) e JET A-1 (BP 2017).
AVGAS – Aviation Gasoline 100 LL
Por ser um derivado da gasolina, o AVGAS, tem a mesma identificação no painel laranja: UN1203 e identificação de perigo 33 (líquido muito inflamável – ponto de inflamação inferior a 23ºC), os veículos que o transportam contam ainda com a placa etiqueta da classe 3 (líquidos inflamáveis) e a marca de perigoso para o ambiente/poluente marítimo.
A principal característica que distingue, ao nível da sinalização de veículos e tambores, o transporte de AVGAS do da Gasolina é a inscrição “AVGAS 100 LL” (normalmente em letras brancas sobre barra vermelha).
AVGAS 100 LL AVGAS 100 LL Tambor de AVGAS 100 LL
JET A-1
Ao contrário do AVGAS, o JET A-1, tem uma identificação no painel laranja que o permite distinguir dos restantes combustíveis: UN1863 e identificação de perigo 30 (líquido inflamável – ponto de inflamação superior a 23°C mas a inferior a 60°C), já as placas etiquetas e marcas são iguais (classe 3 e perigoso para o ambiente/poluente marítimo). De realçar que, em alguns meios, se poderá encontrar outras denominações para o JET A-1: AVTUR (de aviation turbine) ou JP-8 (de jet propellant), por exemplo.
Tal como no caso do AVGAS, os veículos que transportam JET A-1, contam com uma identificação especifica: a inscrição JET A-1 em letras brancas sobre uma barra preta.
JET A-1 JET A-1 Tambores de JET A-1 e AVGAS
Harmonização OTAN
Na aviação militar, para efeitos de harmonização OTAN, o AVGAS e os JET têm uma codificação particular:
- AVGAS 100 LL tem o código/inscrição suplementar F-18,
- JET A-1 (simples) tem o código/inscrição suplementar F-35,
- JET A-1 com aditivo FSII (fuel system icing inhibitor) tem o código/inscrição suplementar F-34.
Viatura de abastecimento de AVGAS (F-18) Viatura de abastecimento de JET A-1 com aditivo FSII (F-34)