Existem três grandes formatos de sinalização e marcação para as matérias perigosas:
- ADR – Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (do francês: “Accord européen relatif au transport international des marchandises Dangereuses par Route“). Conta com 51 países signatários. [sabe mais aqui]
- HAZCHEM – Sistema de marcação para químicos perigosos (HAZardous CHEMicals). Utilizado no Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, Malásia e Índia.
- NFPA 704 – Também conhecido como “diamante NFPA”, é uma forma de representar os riscos de uma substância. É utilizado em embalagens e/ou portas de acesso a áreas com matérias perigosas, nos Estados Unidos da América.

O HAZCHEM, não sendo um sistema utilizado em Portugal, é interessante de conhecer e perceber como funciona.
Conceito
A sinalização HAZCHEM é gerida pelo National Chemical Emergency Center (NCEC) e consiste numa placa com cinco campos que transmitem, aos primeiros intervenientes num acidente, um conjunto de informações de extrema relevância para uma actuação eficiente.

EAC – Emergency Action Codes
A principal diferença para o “nosso” ADR, os código de actuação em emergência (ou EAC), são constituídos por um conjunto de três caracteres que transmitem aos primeiros intervenientes num incidente envolvendo matérias perigosas quais as ações a serem executadas, os EAC são caracterizados por um único número (1 a 4) e uma ou duas letras (dependendo do perigo).
O algarismo inicial, indica o tipo de agente extintor a usar (aqui traduzido de forma directa para português):
- Água,
- Água em nevoeiro,
- Espuma,
- Agente seco – água não pode ser utilizada.
As letras representam o perigo da substância e as medidas de protecção a adoptar. Sempre que, após o número, aparecer:
- P/S/W/Y, tal significa que a matéria poderá reagir de forma violenta,
- S/T/Y/Z é necessário usar equipamento de proteção respiratória isolante (ARICA) associado ao fato de combate a incêndio estrutural,
- P/R/W/X implica o uso de equipamento que garante estanquidade em contacto com líquidos.
Além destas informações, o código transmite ainda, se será necessários conter (“contain” para as letras W/X/Y/Z) ou diluir (“dilute” para P/R/S/T) um derrame da substância.
Por último, a letra E, indica a necessidade de abrigar no lugar, mas com a possibilidade de equacionar evacuação total.

Estes códigos, já na sua versão de 2019, podem ser consultados numa publicação gratuita (embora seja necessário registar) na página do NCEC.
Número ONU
A área destinada ao número ONU funciona como a correspondente no painel laranja do ADR.
Contacto de Emergência
Número a ligar para entrar em contacto com especialistas.
Empresa Responsável
Nome, ou logótipo, da empresa responsável pelo transporte.
Perigo
A área destina ao perigo transmite a etiqueta do perigo mais gravoso da substância. Esta etiqueta é a correspondente às apostas pelo ADR.

Conclusão
Como todos os sistemas, o HAZCHEM, tem as suas vantagens e desvantagens. Por um lado transmite, numa só placa, cinco informações importantes, tornando-as obrigatórias por lei.
Em Portugal, por exemplo, já muitos veículos que transportam matérias perigosas, incluem nas suas pinturas um número de contacto em caso de emergência, mas tal é opcional, outros têm duas ou três empresas marcadas no conjunto tractor+cisterna (por exemplo). Tudo isto, aliado às pinturas que as empresas julguem necessárias para vender o seu produto, trás muito ruído a uma identificação que se quer rápida e com o mínimo de falhas possível. Outro ponto de realce é, sem dúvida, os EAC. Com estes códigos, o elemento de primeira intervenção, saberá como actuar naquele momento sem ter de recorrer a outras publicações.
Em contraponto, este tipo de sinalização reduz o número de etiquetas que têm de ser apostas, reduzida a uma placa incluída num campo da placa, e retira o número de identificação de perigo, que transmite muita informação para os intervenientes. Pode-se também pensar que, ao ler o EAC, o elemento da primeira intervenção poderá facilitar e não procurar mais informação sobre como actuar, mas a presença do número ONU permite, só por si, uma consulta ao Emergency Response Guidebook, ou semelhante.
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[…] aplicado anteriormente neste artigo, observamos que o conteúdo da UFCD inclui o conhecimento do código HAZCHEM, usado no transporte no Reino Unido (e alguns países das Commonwealth), e do diamante da NFPA, […]