NIOSH Pocket Guide to Chemical Hazards

Como já abordado em vários artigos anteriores, quando se está a trabalhar em prevenção a acidentes com matérias perigosas, ou na intervenção propriamente dita, existem publicações que podem (e devem) ser consultadas para basearmos os nossos procedimentos de intervenção e/ou medidas de protecção.

Neste universo de “books” o ERG e o MIEMP, a DON 3 e o CT 8 não são exemplos únicos. Assim, o NIOSH Pocket Guide to Chemical Hazards é a próxima ferramenta a explorar.

O CDC e a NIOSH

Sede do CDC em Atlanta, Georgia.

o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS). Fundada em 1946 tem por missão proteger a saúde e promover a qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças, lesões e incapacidades.

Áreas de actuação do NIOSH.

O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) é a agência federal dos EUA responsável pela realização de pesquisas e produção de recomendações para a prevenção de lesões e doenças relacionadas com o trabalho. O NIOSH foi fundado em 1970 e depende do CDC, estando sediado em Washigton (D.C.),

NIOSH Pocket Guide to Chemical Hazards

O guia de bolso da NIOSH para riscos químicos [NIOSH Pocket Guide to Chemical Hazards (NPG)], encontra-se disponível gratuitamente na sua página oficial (em formato PDF, aplicação para plataformas móveis ou um motor de busca para consulta), e informa trabalhadores, empregadores e profissionais de saúde ocupacional sobre os produtos químicos presentes no local de trabalho e seus perigos. O NPG fornece informações gerais de higiene para centenas de produtos químicos. O NPG apresenta claramente dados importantes para produtos químicos ou agrupamentos de substâncias (como cianetos, fluoretos, compostos de manganês) encontrados nos locais de trabalho. O guia oferece dados importantes, mas não fornece todos os dados relevantes. O NPG ajuda os usuários a reconhecer e controlar os riscos químicos no local de trabalho.

Página n.º3 do NPG com dois quadros informativos.

Embora pensado para a higiene e segurança no trabalho, o NPG, pode ser uma interessante ferramenta para equipas diferenciadas de resposta a incidentes envolvendo matérias perigosas, assim como um instrumento de planeamento da resposta (desenvolvimento de procedimentos de intervenção, por exemplo).

Organização do NPG

Ao nível da organização, o NPG, poderia estar muito melhor estruturado, quando comprado com o ERG, por exemplo, mas a verdade é que a sua divisão interna não foi pensada para o uso em emergências, e isso reflete-se na sua usabilidade.

Se no caso do ERG, temos um guia que usa e cruza fluxogramas, imagens e separação por cores, garantindo desta forma uma célere consulta e pronta identificação do guia a aplicar no incidente; já o NPG, embora permitindo consulta por nº CAS, nº DOT (número ONU) e nome (em inglês) do produto, não favorece a sua rápida análise. Estes índices encontram-se no fim do guia (pp. 373-424) e remetem para os quadros existentes no meio (pp. 1-340), sendo que existem 30 páginas introdutórias (em numeração romana) que definem os conceitos do NPG e apresentam seis tabelas, a informação nelas contidas são de extrema importância para interpretar a informação dos quadros das substâncias.

De seguida apresentam-se três exemplos de procura pela substância acetona, usando os métodos existentes: nºCAS (67-64-1), nºONU (UN 1090) e nome (Acetone).

Informações relevantes

Exemplo de quadro informativo da Acetona (UN1090), página n.º3 do NPG.

Usando o exemplo da Acetona, substância que esteve envolvida num acidente rodoviário nos últimos dias, que informações podemos retirar do NPG que podem auxiliar no decorrer de uma intervenção?

  • DOT (n.º ONU / Guia do ERG): UN 1090 / 127,
  • Physical description (aspecto): incolor com fragrância semelhante ao mentol,
  • Chemical & physical properties (propriedades fisico-químicas):
    • BP (ponto de ebulição a 1atm / 101,325kPa): 38ºF / 3,33ºC
    • Sol (solubilidade): miscível em água
    • Fl.P (ponto de inflamação): -17,7ºC
    • VP (pressão de vapor a 68ºF / 20ºC): 180 mmHg / 23,99 kPa
    • FRZ (solidificação/sublimação): -140ºF / -95,55ºC
    • UEL (limite superior de inflamabilidade): 12,8%
    • LEL (limite inferior de inflamabilidade): 2,5%
    • Class IB Flammable Liquid: liquido inflamável da classe IB, ponto de inflamação inferior a 23ºC e ponto de ebulição igual ou superior a 38ºC)
  • Personal protection / sanitation (proteção pessoal e higienização):
    • Skin (pele): evitar contacto com a pele
    • Eyes (olhos): evitar contacto com os olhos
    • Wash skin (lavar pele): quando contaminada
    • Remover (remover roupa): quando contaminada (inflamável)
  • Respirator recomendations (proteção respiratória recomendada):
    • § (entrada, planeada ou por emergência, em local com concentrações desconhecidas): ScbaF:Pd;Pp (ARICA) SaF:Pd,Pp:AScba (Máscara completa de pressão positiva ou negativa, mas com sistema secundário)
    • Escape (a ser usados apenas para evacuação): GmFOv (máscara completa com filtro de vapores orgânicos) ScbaE (máscara de pressão positiva para evacuação)
  • Incompatibilities and reactivities (substâncias incompatíveis): oxidantes e ácidos
  • Exposure routes, symptoms, and target organs (vias de entrada, sintomatologia e orgãos atingíveis):
    • ER (vias de entrada): Inh (inalação) Ing (ingestão) Con (contacto)
    • SY (sintomatologia por exposição): Irrit eyes, nose, throat (Irritante para olhos, nariz e garganta) head, dizz (dores de cabeça e tonturas) CNS depress (depressor do sistema nervoso central) derm (dermatite)
    • TO (orgãos atingidos): eyes (olhos) skin (pele) resp sys (sistema respiratório) CNS (sistema nervoso central)
  • First aid (primeiros socorros):
    • Eyes (contacto com olhos): Irr immed (lavar olhos imediata e abundantemente. Procurar apoio médico)
    • Skin (contacto com pele): Soap wash immed (Remover roupa, se impregnada, lavar a área afectada com água e sabão. Procurar apoio médico.)
    • Breath (inalação): Resp support (Remover para local arejado, se necessário iniciar manobras de ventilação. Manter temperatura corporal e procurar apoio médico.)
    • Swallow (ingestão): Medical attention immed (Procurar apoio médico imediatamente.)

Neste quadro informativo do NPG, conseguimos obter toda esta informação, e ainda alguns dados referentes aos valores limites de exposição à substância, o número CAS e fórmula química.

Conversões

As unidade de medida são das maiores complicações (talvez a maior, a par da língua) do NPG: as temperaturas são apresentadas em graus fahrenheit (ºF) e a pressão pode surgir em miligramas de mercúrio (mmHg) ou atmosferas (atm), ao invés dos “nossos” graus celsius (ºC) e pascal (Pa).

MedidaNPGPTConversãoExemplo
TemperaturaºFºC(x-32)/1,850ºF | (50-32)/1,8= 10ºC
PressãommHgkPax/7,50130mmHg | 30/7,501= 3,99kPa
PressãoatmkPax*101,3251atm | 1*101,325= 101,325kPa

Conclusão

O NPG é uma ferramenta extremamente interessante para quem tiver uma intervenção mais especializada ao nível das matérias perigosas, ou para quem procure aprofundar os seus conhecimentos na temática. Como obstáculo temos a língua, alguma terminologia e as unidades de medida; a sua organização e algum conteúdo que poderia (deveria!) ser actualizado também não abonam a seu favor.

Ainda assim, merece o tempo investido a explorar e assinalar (rabiscar) nas matérias que poderemos entrar mais em contacto. Se não for a versão física do guia que, não sendo cara, apresenta um custo de portes e tempo de transporte elevados, pode-se sempre optar pela APP ou versão PDF, e ainda a própria página que funciona como motor e busca das substâncias, apresentando alguns dados mais recentes.

O link para descarregar este documento pode ser encontrado na área destinada às publicações aqui da plataforma.

intervir.pt | tome parte.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s